Pacto pela inclusão de jovens negras e negros no Mercado de Trabalho

Documento foi elaborado por mais de 10 instituições e entidades dos movimentos negros e visa a inserção de jovens negros no mercado de trabalho

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em São Paulo lançou em junho de 2018 o Pacto pela Inclusão Social de Jovens Negras e Negros no Mercado de Trabalho de São Paulo, documento elaborado em conjunto com mais de 10 instituições e entidades dos movimentos negros. O objetivo é promover a inserção deste segmento da população no mercado de trabalho, uma vez que a discriminação racial dificulta e cria obstáculos para essa inclusão.

Entre as diretrizes gerais para as empresas signatárias estão: a constituição de uma comissão interna para tratar da diversidade dentro da organização, elaboração de censo entre empregados com recorte de raça/cor e gênero, e criação de mecanismos de promoção da igualdade. Outras linhas de ação seriam a promoção da diversidade racial nas campanhas publicitárias da empresa e o encaminhamento semestral de informações sobre as medidas adotadas pela empresa.

As instituições que aderem ao Pacto passam a fazer parte da rede de inclusão constituída por entidades dos movimentos negros, empresas, sindicatos, universidades, organizações sociais e governamentais. O documento possui diretrizes gerais tanto para as empresas signatárias quando para o próprio MPT, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e as organizações não-governamentais da sociedade civil que dele fizerem parte.

Participaram da elaboração do documento, além do MPT/Coordigualdade: OIT, Comissão da Igualdade Racial da OAB/SP, Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), Uneafro, Educafro, Instituto Rumo Inclusão, Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Banco Interamericano de Desenvolvimento, Badu Consultoria, Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racional, Comitê de Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil, bem como pesquisadores e estudantes.

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial  Instagram: @mpt.rj

Imprimir