• Informe-se
  • Notícias da PRT1
  • MPT-RJ divulga Edital para cadastro de órgãos e entidades interessados em receber destinação de bens e recursos

Projeto Formar e Incluir celebra formatura de 20 pessoas com deficiência no curso de Auxiliar de Operações Logísticas

Iniciativa é fruto de compromisso firmado entre o MPT-RJ e a empresa Ocyan

No dia 7 de abril, dezenas de pessoas se reuniram no Teatro Sesi Macaé para celebrar a formatura de 20 pessoas com deficiências no curso de Auxiliar de Operações Logísticas do Projeto Formar e Incluir. A iniciativa é resultado de um Termo de Compromisso firmado pela empresa Ocyan com o Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ), após acidente de trabalho ocorrido em junho de 2017, que vitimou fatalmente três trabalhadores terceirizados e deixou um gravemente ferido. O acordo previu a destinação de R$500 mil para reparação dos danos morais coletivos, parcialmente investidos na promoção da formação integrada para pessoas com deficiência no município de Macaé.

O Formar e Incluir contou com a participação de um comitê gestor representante da sociedade civil e teve por objetivo possibilitar o desenvolvimento das potencialidades, habilidades comportamentais e competências profissionais de pessoas com deficiência, respeitando as capacidades cognitivas e condições físicas e promovendo a inclusão no mercado de trabalho.

A pedido do MPT, a turma de formandos do Projeto recebeu o nome "Elizabeth Marge". Militante de direitos humanos falecida em dezembro de 2019, Elizabeth foi uma incansável defensora dos direitos das pessoas com deficiência e participou do início do projeto.

A procuradora do Trabalho, Cirlene Luiza Zimmermann, responsável pela condução do Inquérito que resultou no Termo de Compromisso, destacou que “o projeto social Formar e Incluir foi desenhado com muito carinho pelo Ministério Público do Trabalho, com o apoio da empresa Ocyan e do comitê gestor representante da sociedade civil. Tinha o propósito de utilizar uma proposta pedagógica inovadora e, com isso, derrubar obstáculos e promover a verdadeira e duradoura inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Esperamos ter alcançado esse objetivo.”

Confira a íntegra do discurso da procuradora Cirlene Zimmermann transmitido durante o evento, que ao final recitou a poesia de sua autoria intitulada “Pessoa”: https://youtu.be/zHNBUhULnK0

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial

Imprimir