Romance “O sol vertical” aborda as cicatrizes deixadas pela escravidão no Brasil

Obra é de autoria do procurador do MPT-RJ, Rafael Salgado

O procurador do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ), Rafael Salgado, lançou no último sábado, 24 de julho, o livro de ficção “O sol vertical”.

Abordando a escravidão, aliando uma linguagem marcante com uma profunda consciência dos reflexos do sistema escravocrata em um país, a obra narra uma história que perpassa quase três séculos e retrata o Brasil de ontem e hoje. Em uma mistura de histórias que se entrelaçam, o livro trata herança, violência, luta, família, destino, desejo e amor, cicatrizes deixadas pela história.

“O sol vertical” é o segundo romance de Rafael Salgado. Procurador do Trabalho no MPT há 10 anos e mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Sevilha, Rafael lançou em 2003 o livro “O camaleão”, um romance policial que investiga um crime ocorrido numa agência de publicidade em São Paulo. “Sempre gostei de livros de ficção, de literatura. Principalmente do estilo realismo fantástico latino americano, em que a fronteira entre o real e o mágico compõe um estilo singular”, conta o procurador.

Relacionando seu trabalho como procurador e escritor, Rafael cita como sua experiência profissional o ajudou na hora de escrever o livro. “A minha experiência como procurador do Trabalho foi essencial para que eu pudesse vincular as cicatrizes deixadas pela escravidão, como a marginalização social, a exploração do trabalho escravo moderno e a precarização dos direitos trabalhistas”.

O livro está disponível para venda no link: https://aquinavaranda.com.br/produto/livro-o-sol-vertical/

 

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial | Instagram: @mpt.rj

Imprimir