Procurador-chefe do MPT-RJ recebe medalha Tiradentes

Honraria, concedida pela ALERJ, premia pessoas por relevantes serviços prestados à causa pública do Estado do Rio de Janeiro

O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ), João Batista Berthier, recebeu hoje, 1º de junho, a medalha Tiradentes, concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A honraria, proposta pela Deputada Mônica Francisco, premia pessoas que prestaram ou prestam relevantes serviços à causa pública do Estado do Rio de Janeiro.

A cerimônia, realizada virtualmente, contou com a presença do vice procurador-chefe do MPT-RJ, Fabio Goulart Vilela, de diversos procuradores, servidores e estagiários do MPT-RJ, e de familiares e amigos.

O vice procurador-chefe, Fabio Goulart Vilela, ao parabenizar o procurador Berthier falou de amizade e inspiração. “O Berthier personifica a nossa Instituição. Não só como professor, como mestre, mas como operador e procurador. Sua visão humanitária está sendo essencial, principalmente nesse período de pandemia. Nossa relação é de amizade, irmandade, respeito mútuo e aprendizado reciproco”.

O procurador-chefe do MPT-RJ, João Batista Berthier, agradeceu pela homenagem e lembrou as inúmeras vítimas fatais da pandemia de Covid-19 no país, entre elas seu sogro, Faustino Batista. Falou também sobre sua trajetória e sua gestão à frente do MPT-RJ. “Uma das coisas que procurei fazer foi ser absolutamente honesto com aquele trabalhador que não está habituado a ouvir do Estado a verdade. A sociedade tem o direito difuso à verdade. Sempre foi essa minha preocupação e eu vou continuar nesse estilo, pois a minha ideia é buscar a justiça e, se não conseguir, falar pelo menos a verdade”.

Também acompanharam a cerimônia a presidente do TRT-RJ, Edith Tourinho; o presidente da ANPT, Jose Antonio Vieira; o presidente da OAB-RJ, Luciano Bandeira; a presidente do IAB, Rita Cortez; o presidente do Sindicato dos Advogados-RJ, Claudio Goulart; a juíza do Trabalho e diretora executiva da Ajutra, Patrícia Ribeiro; o conselheiro do CNMP, Sebastião Vieira Caixeta; a juíza do Trabalho e representante da Amatra 1, Nélie Perbeils; o professor da PUC-RIO, Carlos Cardoso; e o superintendente da Superintendência Regional do Trabalho-RJ, Alex Bolsas; entre outras autoridades.

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial | Instagram: @mpt.rj

 

Imprimir