Casa Poema promove oficina para adolescentes em situação de vulnerabilidade em Campos dos Goytacazes

“Versos de Liberdade” foi realizada por meio de destinação de recurso de ação movida pelo MPT-RJ

A Casa Poema promoveu a oficina “Versos de Liberdade” para 19 adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica do Instituto Cativar e da Casa do Pequeno Jornaleiro, sediados em Campos dos Goytacazes. A atividade foi realizada entre os dias 14 e 16 de dezembro de 2022 por meio da destinação de recursos de ação judicial movida pelo Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ).

O evento contou com dinâmicas de grupo, danças circulares, conversas em roda, exercícios de expressão corporal e respiração, atividades que tem o objetivo de aumentar a confiança do grupo e a capacidade de escuta e coletividade. Para finalizar, a equipe da Casa Poema apresentou um recital que foi acompanhado por um café da manhã oferecido pelas instituições.

“Trata-se de destinação realizada em período anterior à pandemia de Covid-19, pelo procurador que oficiava em Campos à época, mas que somente pôde ser concretizada no final de 2022. O evento proporcionou aos adolescentes em situação de acolhimento institucional a oportunidade de aprimorar o exercício do diálogo, ampliando suas possibilidades de expressão oral e artística. Com esse recurso pedagógico, é possível aumentar a autoestima, a capacidade de expressar ideias e sentimentos, a utilização da palavra para resolução de conflitos (quebrando o padrão da violência) e despertar o interesse pela educação formal, na medida em que amplia os horizontes de compreensão e aprendizagem”, explicou ao procurador do Trabalho Eduardo Rodrigues do Nascimento.

A oficina “Versos de Liberdade” visa fortalecer o protagonismo de pessoas de diversos grupos excluídos socialmente e, consequentemente, do mundo do trabalho e auxiliá-los com novas possibilidades de viver e se relacionar. A estratégia é pautada na palavra e no afeto, reduzindo o índice de situações de violência no ambiente familiar e social. O projeto teve origem em uma atuação da Casa Poema com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e, posteriormente, foi ampliado com o apoio do MPT, alcançando distintos grupos.

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial  Instagram: @mpt.rj

Imprimir