• Procuradorias
  • PTM Cabo Frio
  • MPT em Cabo Frio realiza reunião técnica para implementação do Dia Nacional de Segurança e de Saúde nas Escolas

MPT em Cabo Frio lança projeto de qualificação para pessoas com deficiência em Macaé

“Formar e Incluir” oferecerá curso de Auxiliar de Operações de Logística

No dia 8 de outubro, o Ministério Público do Trabalho em Cabo Frio realizará o evento de lançamento do projeto “Formar e Incluir”. A iniciativa é fruto de Termo de Compromisso firmado com a empresa Ocyan e será implantada no município de Macaé.

Formulário para confirmação de presença no lançamento

O “Formar e Incluir” tem como objetivo promover a formação integrada para pessoas com deficiência no sentido de possibilitar o desenvolvimento das potencialidades, habilidades comportamentais e competências profissionais, respeitando as capacidades cognitivas e condições físicas promovendo a inclusão no mercado de trabalho.

A primeira etapa do projeto oferecerá o curso de Auxiliar de Operações de Logística. Os interessados deverão se inscrever de 9 a 31 de outubro, no Senai de Macaé. Os selecionados receberão bolsa-auxílio no valor de R$300 e ajuda de custo para transporte e alimentação. As aulas ocorrerão entre janeiro e junho de 2020.

O desenvolvimento do projeto será acompanhado por uma comissão de representantes da sociedade civil atuantes na causa da inclusão das pessoas com deficiência convidados pelo MPT.

A procuradora do Trabalho Cirlene Luiza Zimmermann destaca que o projeto "Formar e Incluir" tem grande relevância, pois “possibilitará a capacitação de pessoas com deficiência em áreas nas quais as empresas da região possuem demanda para preenchimento de seus quadros, motivo pelo qual há grande expectativa da formação resultar em efetiva inclusão no mercado de trabalho”.

Serviço

Data: 8 de outubro
Horário: 14h
Local: Auditório Firjan Senai – Estrada Linha Azul, Botafogo – Macaé/RJ

Histórico

Após um acidente de trabalho ocorrido em junho de 2017, que vitimou fatalmente três trabalhadores terceirizados e deixou um gravemente ferido, a Odebrecht/Ocyan foi alvo de investigação pela Procuradoria do Trabalho no Município de Cabo Frio. Mesmo tendo corrigido as irregularidades que deram causa ao grave acidente no curso da investigação, a empresa concordou com a reparação pelo dano moral coletivo, firmando o Termo de Compromisso.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Cabo Frio firmou Termo de Compromisso com a Odebrecht/Ocyan para destinação de R$500 mil para o desenvolvimento do projeto de capacitação para pessoas com deficiência no município de Macaé.

Estatísticas

No Censo Demográfico do IBGE de 2010, 45,6 milhões de pessoas declararam ter algum tipo de deficiência, representando 23,9% da população brasileira. Destes, 3,9 milhões residiam no Estado do Rio de Janeiro.

No município de Macaé, 24,3% da população (53 mil pessoas) declarou ser portadora de algum tipo de deficiência e 6% (13 mil pessoas) com grande severidade.

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial

Imprimir