• Informe-se
  • Notícias da PRT1
  • Procuradora do MPT-RJ participa de evento sobre a contribuição de autoras negras para o Direito e a Literatura

Procuradora do MPT-RJ participa de evento sobre a contribuição de autoras negras para o Direito e a Literatura

A procuradora do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ), Elisiane Santos, participou, na última sexta-feira (05/07), do painel jurídico-literário “O trabalho da Mulher Preta no Direito e na Literatura Brasileira”. Promovido pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (Ejud17/ES), o evento também contou com a participação da juíza Maria Teresa Vieira, do TRT no Rio Grande do Sul, e do juiz Oscar Krost, do TRT de Santa Catarina.

Foto: Ejud17/ES
Foto: Ejud17/ES

Destacando as obras de autoras negras, como Maria Firmina dos Reis e Conceição Evaristo, os palestrantes ressaltaram a interface entre os livros daquelas escritoras e as questões jurídicas tratadas em seus textos, como o direito à liberdade, à igualdade, ao trabalho e à dignidade.

As falas dos expositores evidenciaram a potência da voz da mulher preta na construção da identidade nacional e na denúncia das mazelas sociais, apesar das incessantes tentativas de torná-las invisíveis e de apagar a sua relevância histórica. Enquanto a estrutura social dominante tenta invisibilizar a potência da mulher e, sobretudo, da mulher preta, a força da palavra é aliada de primeira hora na resistência e na luta pela igualdade.

Os magistrados e a procuradora salientaram, ainda, a importância de eventos como o painel jurídico-literário, que proporcionam espaços de debate, humanização e reflexão sobre temas muito caros à Justiça do Trabalho.

A procuradora Elisiane é autora do livro "Crianças Invisíveis: trabalho infantil nas ruas e racismo no Brasil", premiado na categoria não-ficção pela Associação Gaúcha de Escritores e Prêmio Maria Firmina de Literatura no ano 2021.

Com informações da Ejud17/ES.

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 2517-6539 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br  | prt1.mpt.mp.br

Imprimir