MPT-RJ participa de sessão solene em homenagem aos 20 anos da Acquilerj

Evento foi realizado na Alerj e contou com a participação de lideranças quilombolas e representantes de instituições

A Associação das Comunidades Remanescente de Quilombos do Estado do Rio de Janeiro (Acquilerj), que representa 53 comunidades quilombolas, comemorou nesta semana 20 anos de atuação na resistência e luta por direitos no reconhecimento dos territórios quilombolas, na preservação da cultura, culinária, arte e saberes ancestrais.

O evento foi realizado nesta segunda-feira (09/10), na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), aberta pela Deputada Elika Takimoto e conduzida pela Presidenta da associação Bia Nunes, contou com a participação do Secretário Nacional de Política Quilombola do Ministério da Igualdade Racial, Ronaldo Santos.

Ao longo da tarde, com auditório lotado, foram realizadas intervenções de diretores e lideranças quilombolas do Estado do Rio de Janeiro, apresentações culturais e falas institucionais de representantes dos Ministérios Públicos, Defensoria Pública da União e do Estado, Incra, Anistia Internacional, que reafirmaram o compromisso na defesa dos direitos das comunidades quilombolas.

A procuradora Elisiane Santos, representando o MPT-RJ, participou da solenidade e destacou que a luta por trabalho digno é também uma luta quilombola, que garante o direito ao território e aos demais direitos sociais. E é compromisso do Ministério Público do Trabalho atuar pela garantia ao trabalho decente à população quilombola em todo o país.

As comemorações pelas duas décadas de história da Acquilerj se estenderão pelos meses do ano de 2024.

Na foto: procurador da República Leandro Mitidieri; Bia Nunes, presidente da ACQUILERJ; e procuradora do Trabalho Elisiane Santos.
Na foto: procurador da República Leandro Mitidieri; Bia Nunes, presidente da ACQUILERJ; e procuradora do Trabalho Elisiane Santos.

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 2517-6539//6541 • (21) 99423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
Site: prt1.mpt.mp.br | Instagram: @mpt.rj | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial | Youtube: MPT-RJ

Imprimir