• Informe-se
  • Notícias da PRT1
  • MPT-RJ informa: Prorrogação da suspensão do expediente presencial e do atendimento ao público no anexo da sede da PRT1 até 22 de janeiro

Procuradora Cirlene Zimmermann recebe Medalha Tiradentes

Condecoração é a maior honraria concedida pela Alerj e premia pessoas por relevantes serviços prestados à causa pública do Estado do Rio de Janeiro

Em sessão solene ocorrida nesta terça-feira (22), a procuradora do Trabalho Cirlene Luiza Zimmermann recebeu, da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ), a Medalha Tiradentes, maior honraria concedida pela Casa. A homenagem, proposta pelo Deputado Estadual Chico Machado, premia pessoas que prestaram ou prestam relevantes serviços à causa pública do Estado do Rio de Janeiro.

A cerimônia de entrega da Medalha e Diploma foi realizada no Plenário do Edifício Lúcio da Costa e contou com a presença do procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ), João Batista Berthier; da procuradora do Trabalho Juliane Mombelli, representando a Coordenadoria Regional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CODEMAT) e o presidente da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT), procurador José Antônio Vieira de Freitas Filho; do diretor da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Hermano Albuquerque de Castro; do técnico de Segurança do Trabalho, idealizador do projeto “CIPA nas Escolas” e Comendador de Segurança e Saúde no Trabalho, Orlandino dos Santos; da médica do Trabalho e psiquiatra, Maria Christina Rodrigues Menezes; do advogado Pedro Calmon, da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Petróleo (ABESPetro); além de familiares e amigos da procuradora.

Atualmente lotada no MPT no Rio Grande do Sul e substituta eventual da coordenação nacional da CODEMAT, a procuradora Cirlene recebe a Medalha por sua atuação no MPT-RJ, em especial na Procuradoria do Trabalho no Município (PTM) de Cabo Frio, onde atuou de 2018 até 2022.

Emocionada, a procuradora Cirlene agradeceu aos colegas de Ministério Público, aos parceiros das diversas instituições que abraçaram suas iniciativas e seus familiares por apoiarem sua dedicação ao trabalho. Em sua fala, citou a célebre frase atribuída à Tiradentes: Se mil vidas eu tivesse, mil vidas eu daria pela libertação da minha pátria. “Acho que o grande propósito enquanto servidores públicos, membros do Ministério Público, parlamentares, é servir à pátria. Nessa vida nós escolhemos defender propósitos sociais, objetivos sociais, objetivos públicos e a concretização desses valores fundantes da nossa república”, afirmou.

Também destacou a importância da valorização do trabalho como segunda identidade para todo cidadão, em especial para as pessoas com deficiência: “E é por isso que, por exemplo, a causa da inclusão da pessoa com deficiência é tão importante. Porque todas as pessoas merecem ser reconhecidas também pela sua segunda identidade, o trabalho”.

Natural de Nova Petrópolis/RS, Cirlene possui graduação e mestrado pela Universidade de Caxias do Sul e especialização em Direito Aplicado ao MPT pela pela ESMPU. Tomou posse no MPT em 2016 e enquanto esteve na PTM de Cabo Frio atuou no desenvolvimento de diversos projetos em âmbito regional e estadual, com destaque para o Segurança e Saúde nas Escolas, MPT na Escola, Ouro Negro, Formar e Incluir, entre outros.

Em sua carreira, acumulou funções como professora universitária, telefonista, supervisora comercial e outras, demonstrando imensa dedicação e apreciação de pessoas com quem trabalhou. Agora, a condecoração através da Medalha Tiradentes vem para coroar seu prestígio e notabilidade nos serviços prestados em benefício da causa pública ao longo desses anos.

Também estiveram presentes as procuradoras do Trabalho Luciene Rezende Vasconcelos e Mayana Macedo e o procurador Fernando Pinaud; a auditora-fiscal do Trabalho, Ana Luiza Horcades; o coordenador do projeto MPT na Escola no Município de São Francisco de Itabapoana/RJ, Valnês Soares Sousa; o presidente da Rede Incluir, Antoniel Bastos, servidores da PTM de Cabo Frio, representantes de sindicatos e de diversos municípios.

A cerimônia completa está disponível no canal MPT-RJ, no Youtube.

Confira mais fotos aqui

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial

Imprimir