• Informe-se
  • Notícias da PRT1
  • MPT-RJ informa: Suspensão do expediente presencial e do atendimento ao público na PTM de Petrópolis a partir das 12h de 19 de dezembro

Sede do MPT-RJ recebe iluminação especial em adesão à campanha 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher

Cor laranja representa a esperança de um futuro livre de violência contra mulheres e meninas

O Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) aderiu à campanha "21 dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher" e está com seu prédio-sede, localizado na Rua Santa Luzia, 173, no Centro do Rio de Janeiro, iluminado na cor laranja. A ação, realizada em conjunto com a Comissão Permanente de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Copevid), ocorre até 10 de dezembro, data que coincide com o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Os “21 dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher” é uma campanha coordenada globalmente pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo a conscientização e o engajamento de indivíduos e organizações, em todo o mundo, na prevenção e na eliminação da violência contra mulheres e meninas, com ênfase na interseccionalidade racial.

Nesse período, o MPT também realiza ações educativas nas redes sociais. São postagens informativas a respeito dos direitos das vítimas e a divulgação de materiais gráficos sobre a temática, como a cartilha “O ABC da Violência de Gênero - 2ª edição, revista e atualizada de acordo com a Convenção 190 da OIT, Lei 14.132/ 2021 e Lei 14.188/ 2021”. A publicação foi elaborada para esclarecer conceitos relacionados à violência contra a mulher que podem ter repercussão no ambiente de trabalho para facilitar o diálogo entre trabalhadores, empresas e sindicatos.

21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher
Também conhecida como “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” em outros países, a campanha dura 21 dias no Brasil, pois começa no dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, e se encerra no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

A iniciativa marca, ainda, o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, lembrado no dia 25 de novembro. Reconhecida desde 1999 pela ONU, a data surgiu em decorrência do Dia Latino-americano de Não Violência Contra a Mulher, criado durante o Primeiro Encontro Feminista Latino-Americano e Caribenho de 1981, realizado em Bogotá, Colômbia.

O dia foi escolhido em homenagem às irmãs Pátria, Maria Tereza e Minerva Maribal, que eram ativistas de direitos humanos, que foram violentamente torturadas e assassinadas nesta mesma data, em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo.

Dados
De acordo com dados da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (ONDH), no primeiro semestre de 2022, a central de atendimento registrou 31.398 denúncias e 169.676 violações envolvendo a violência doméstica contra as mulheres.

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial | Instagram: @mpt.rj

Imprimir