MPT-RJ participa de recital de poesia na comunidade quilombola do Sacopã

Evento marcou o encerramento da oficina de Poesia Falada

No Dia da Consciência Negra, celebrado ontem (20), o MPT-RJ esteve presente no recital de poesia na comunidade quilombola do Sacopã. O evento marcou o encerramento da oficina de Poesia Falada realizada por integrantes da comunidade no âmbito do Projeto Sankofa.

O Projeto iniciou em 2021 visando a minimizar os efeitos da pandemia da COVID 19 para trabalhadores de comunidades quilombolas. Foram realizadas ações em diversos quilombos no Rio de Janeiro, entre eles Maria Joaquina, Sobara, Camorim, Cafundá, Astrogilda e Ferreira Diniz.

A iniciativa é uma realização do MPT-RJ em conjunto com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Casa Poema e o Quilombo Sacopã. Conta também com o apoio de diversas entidades como Associação das Comunidades Quilombolas do Estado do Rio de Janeiro (ACQUILERJ), Projeto Ação Integrada e SENAI/RJ.

"Foi muito lindo, forte e emocionante podermos somar no fortalecimento de ações tão necessárias à visibilidade e memória da nossa história de luta e resistência negra, para além de disponibilizar ferramentas, como as oficinas de poesia e cozinha, para avançar na inclusão", contou a procuradora do MPT-RJ, Elisiane Santos, que esteve presente no evento.

Projeto Sankofa
A palavra Sankofa é representada pela imagem de uma ave que curva a cabeça para trás em alusão ao passado, seu bem mais precioso. Etimologicamente, o termo que batizou o projeto encabeçado pela Casa Poema, significa, de forma simplificada, que a volta ao passado não deve ser encarada como um tabu, mas sim uma forma de (re)adquirir o conhecimento e a sabedoria no processo de transformação que conduz ao futuro.

A iniciativa busca o resgate memorialístico das manifestações culturais das etnias africanas e tem reforçado o papel pedagógico da Casa Poema em valorizar signos culturais que correm risco de desaparecimento.

O Projeto Sankofa tem como missão trabalhar o “fazer poético”, seja por meio de cursos, oficinas ou projetos sociais, na reconstrução dessas culturas ou mesmo no incentivo e valorização econômica desses locais fortemente vitimados pela crise sanitária da Covid-19.

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial | Instagram: @mpt.rj

Imprimir