• Informe-se
  • Notícias da PRT1
  • Justiça do Trabalho reconhece fraude de “pejotização” em contratos de OS prestadora de serviços do SAMU

Multas por descumprimento de TAC e ACP são revertidas para projeto de empoderamento de jovens com síndrome de Down

Acordos firmados pelo MPT-RJ colaboram com a realização da 2ª edição do Expedição 21

O Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) firmou acordo para a destinação de verbas de multas para a 2ª edição do projeto Expedição 21. Criada pelo educador social Alex Duarte, a iniciativa visa exercitar a autonomia e independência de jovens com síndrome de Down e ocorrerá no Rio de Janeiro, de 25 a 28 de maio.

O valor de R$13.091,86 revertido para custear parte do Projeto é decorrente de multas por descumprimento de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e de Ação Civil Pública (ACP). Para a procuradora Cirlene Zimmermann, responsável pela destinação, “a iniciativa fortalece a atuação do MPT na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho porque oferece oportunidades para o pleno desenvolvimento das habilidades e das potencialidades dos(as) participantes com síndrome de Down, exatamente como toda a sociedade, as famílias e as empresas deveriam fazer. Os resultados desse projeto são exemplos reais de inclusão”.

O Expedição 21 consiste em uma experiência de imersão com um treinamento de empoderamento de jovens com síndrome de Down. Os participantes realizarão provas e dinâmicas que desafiam suas condições físicas, sensoriais, intelectuais e emocionais.

“O experimento é uma experiência inovadora, fora do ambiente familiar e da rotina dos jovens, onde simula uma sociedade inclusiva, que aposta, autoriza e foca nas potencialidades dos participantes, independentemente de suas condições. Durante quatro dias, eles precisam tomar suas próprias decisões, resolver conflitos, criar estratégias de jogo, ter pensamento crítico, lidar com a convivência e principalmente ser responsável por si e pelo outro. Um momento único e desafiador para viver a fase adulta com autonomia e responsabilidades”, conta o idealizador da iniciativa, Alex Duarte.

A formatura dos jovens será realizada no encerramento do evento, dia 28 de maio, às 19h, na BMW Autokraft. Na ocasião, o MPT-RJ receberá o troféu Responsabilidade Social e será representado pela procuradora e integrante do núcleo Regional da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (CODEMAT), Juliane Mombelli.

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial  Instagram: @mpt.rj

Imprimir