MPT-RJ realiza cerimônia de premiação dos vencedores da etapa estadual do MPT na Escola

Confira a lista de vencedores

Com a participação de mais de 50 escolas, cerca de 500 educadores e quase 10 mil alunos envolvidos, ocorreu na tarde desta quinta-feira (02) a premiação dos vencedores da etapa estadual do projeto MPT na Escola.

A cerimônia, realizada online, contou com a participação do procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ), João Batista Berthier Leite; das procuradoras do MPT-RJ, Danielle Cramer, Cirlene Luiza Zimmermann, Júnia Bonfante Raymundo, Maria Vitoria Sussekind Rocha; da juíza do Trabalho, Adriana Leandro; da auditora fiscal do Trabalho, Fátima Chamas, entre outros.

Os trabalhos abordaram o tema “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil” e foram separados em 2 grupos. O primeiro grupo com alunos de 4º e 5º ano do ensino fundamental e o segundo de estudantes de 6º e 7º ano do ensino fundamental. Cada grupo contou com 4 categorias: conto, desenho, poesia e música.

A aluna Claudiane Carneiro dos Santos do 7° ano, vencedora da categoria Poesia, contou como foi sua experiência: “Falamos sobre um assunto muito sério que acontece não só no Brasil, mas em todas as partes do mundo. Depois que escrevi essa poesia comecei a escrever várias outras e eu amei fazer parte desse projeto que trata de um assunto muito importante e que muda de alguma forma o pensamento das pessoas”.

Todos os alunos que participaram do projeto ganharão certificado de participação e os 8 alunos premiados juntamente com seus respectivos professores que o ajudaram na elaboração do trabalho, receberão como prêmio um tablet, além de serem inscritos na etapa nacional do concurso.

A procuradora do MPT-RJ, Danielle Cramer, celebrou a participação do Estado no projeto: “Estamos muito felizes por, de forma inédita, implementarmos no Estado do Rio de Janeiro o MPT na Escola com o engajamento de tantas escolas, educadores e alunos. A discussão sobre o trabalho infantil chegou à comunidade escolar e certamente gerará grandes frutos no futuro, com alunos e cidadãos mais conscientes a respeito dos prejuízos advindos do ingresso precoce no mercado de trabalho”.

Confira a lista de vencedores

O MPT na Escola 2021 é uma iniciativa do Projeto Resgate a Infância – Eixo Educação, que faz parte da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Coordinfância) do MPT.

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial | Instagram: @mpt.rj

Imprimir