MPT-RJ firma TAC com CIEE para adoção de práticas contra assédio moral na Instituição

Acordo é decorrente de Inquérito Civil instaurado após denúncia de assédio moral na unidade do CIEE em Barra Mansa e tem abrangência em todo o estado do Rio de Janeiro

O Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) firmou Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Centro de Integração Empresa Escola do Rio de Janeiro (CIEE). Acordo é decorrente de Inquérito Civil (IC) instaurado pelo MPT-RJ para apurar denúncia de assédio moral na unidade do CIEE em Barra Mansa e tem abrangência em todo o estado do Rio de Janeiro.

No TAC, o CIEE se compromete a abster-se de submeter, permitir ou tolerar que seus empregados sejam expostos a assédio ou violência moral. Em caso de descumprimento, a empresa deverá pagar multa no valor de R$50 mil por cada ato caracterizador de assédio moral identificado, multiplicado por cada trabalhador prejudicado.

No prazo de 30 dias, o CIEE deverá instituir uma declaração de princípios esclarecendo que os empregados têm direito a um meio ambiente de trabalho sexual e moralmente saudável e isento de assédio; e estabelecer mecanismo de recebimento de denúncias e investigação de assédio moral/sexual no âmbito da empresa, com garantia de processamento imediato e sigiloso. O acordo também determina que o CIEE ministre um curso sobre o tema até 31 de agosto de 2021. Em caso de descumprimento destas obrigações, o CIEE pagará multa de R$ 10 mil por trabalhador prejudicado e por dia de descumprimento.

A título de indenização por danos morais coletivo, o CIEE deverá reproduzir 10 mil unidades da revista MPT Quadrinhos edição “Edição 46 - Saúde Mental no Trabalho”. As revistas deverão ser entregues na sede do Ministério Público do Trabalho em Volta Redonda/RJ até o dia 30 de julho de 2021. O MPT distribuirá o material a fim de levar informações às trabalhadoras e aos trabalhadores sobre as causas dos transtornos de saúde mental decorrentes do trabalho e os canais de denúncia.

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial | Instagram: @mpt.rj

Imprimir