Cristo Redentor receberá iluminação especial pelo Dia Mundial contra o Trabalho Infantil

Data, celebrada em 12 de junho, busca conscientizar a sociedade sobre a importância de se reforçar o combate a este problema no país e no mundo

No Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho, o monumento ao Cristo Redentor receberá iluminação especial na cor vermelha às 18h. A ação tem como objetivo promover a conscientização da sociedade sobre a importância de se reforçar o combate a este problema no país e no mundo.

A iniciativa é organizada pelo Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ), por meio do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e de Proteção ao Trabalhador Adolescente (FEPETI-RJ) e do Acordo de Cooperação para Combate ao Trabalho Infantil no Estado do Rio de Janeiro, do qual é signatário, e conta com o apoio da Arquidiocese do Rio de Janeiro e do Santuário Cristo Redentor.

Neste mês de junho, o MPT, com a Justiça do Trabalho, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), promovem Campanha Nacional contra o trabalho infantil intitulada “Precisamos agir agora para acabar com o trabalho infantil!”.

O ano de 2021 foi eleito pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a América Latina e o Caribe conquistaram avanços relevantes nos últimos 25 anos: 9,5 milhões de crianças e adolescentes deixaram de trabalhar, especialmente em atividades perigosas.

No entanto, os impactos da crise provocada pela Covid-19 podem colocar em risco esse progresso já obtido. Um estudo lançado pela OIT e a CEPAL em junho de 2020 alerta que mais de 300 mil meninos, meninas e adolescentes poderiam ser obrigados (as) a trabalhar, somando-se aos 10,5 milhões atualmente em situação de trabalho infantil na região da América Latina e Caribe.

O propósito do Ano Internacional é instar os governos a fazerem o que for necessário para atingir a Meta 8.7 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), que estabelece a necessidade de adoção de medidas imediatas e eficazes para erradicar o trabalho forçado, acabar com a escravidão moderna e o tráfico de pessoas e garantir a proibição e eliminação das piores formas de trabalho infantil, incluindo o recrutamento e uso de crianças como soldados, e, até 2025, pôr o fim ao trabalho infantil em todas as suas formas.

Além da iluminação do Cristo Redentor, a campanha também conta com outras atividades, como a veiculação de materiais gráficos nas redes sociais, trazendo trechos da canção “Sementes”, dos rappers Emicida e Drik Barbosa, composta para a campanha contra o Trabalho Infantil promovida no ano passado.

SERVIÇO
Iluminação do Cristo Redentor na cor vermelha pelo Dia Mundial contra o
Trabalho Infantil
Data: 12 de junho de 2021
Horário: 18h

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial | Instagram: @mpt.rj

 

Imprimir