Rio de Janeiro registrou 25,8 mil acidentes de trabalho em 2020 e gastos com doenças e acidentes do trabalho chegaram a R$ 154 milhões no Estado

Dados são do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho

O Rio de Janeiro registrou 25,8 mil notificações de acidentes de trabalho em 2020. Desse total, 50% dos acidentes foram registrados na capital (13.030). O número de acidentes é referente apenas a pessoas com empregos formais. A média é de, pelo menos, 70 acidentes notificados, por dia, no Estado. Os gastos do INSS com auxílio-doença por acidente de trabalho chegaram a R$ 154 milhões no Estado.

Os dados são do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (https://smartlabbr.org/), elaborado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). A atualização do Observatório foi lançada na última segunda-feira, 26 de abril, durante evento online, e faz parte das atividades do Abril Verde, que destaca a importância da adoção de medidas de prevenção dos acidentes e das doenças relacionadas ao trabalho.

No Brasil, foram registrados mais de 21 mil óbitos acidentários, desde 2012. Em 2020, os acidentes de trabalho graves, notificados ao Ministério da Saúde, subiram 40%. Auxílios-doença por depressão, ansiedade, estresse e outros transtornos mentais e comportamentais cresceram 30%.

As “atividades de atendimento hospitalar” lideram o ranking dos setores econômicos com mais notificações de acidentes de trabalho em 2020. No Rio de Janeiro, o setor teve 3,7 mil casos notificados, o que corresponde a 16% do total. Em seguida, aparece com 6% atividades de comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios (hipermercados e supermercados), e com 4% atividades de correio.

A ocupação mais citada em notificações de acidentes de trabalho, em 2020 – considerando universo de trabalhadores com vínculo de emprego – foi técnico de enfermagem (13% dos casos). Depois aparece faxineiro (5%), carteiro (4%), enfermeiro (3%), alimentador de linha de produção (2%), entre outras ocupações.

O Observatório também traz um mapeamento preliminar das Comunicações de Acidentes de Trabalho (CAT) e dos afastamentos relacionados à Covid-19 em 2020, comparando os números do ano passado com o período anterior. No ano de início da pandemia, o Estado do Rio de Janeiro registrou 3.831 afastamentos previdenciários por doenças causadas por vírus, de localização não especificada ou Covid-19, contra apenas 51 afastamentos nessas categorias em 2019.

O Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho é um dos cinco observatórios digitais da iniciativa SmartLab de Trabalho Decente, um laboratório multidisciplinar de gestão do conhecimento com foco na promoção do trabalho decente no Brasil. O objetivo da ferramenta é o de melhor informar e subsidiar políticas públicas de prevenção de acidentes e doenças no trabalho, de modo que todas as ações, programas e iniciativas passem a ser orientadas por evidências não apenas em nível nacional e regional, mas principalmente em cada um dos 5.570 municípios brasileiros.

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial | Instagram: @mpt.rj

Imprimir