MPT-RJ participa de audiência de conciliação sobre a greve dos funcionários do BRT Rio

Proposta do MPT-RJ é a elaboração de um acordo coletivo específico para os trabalhadores da empresa

O Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) participou hoje (2/2) de audiência de conciliação, no Tribunal Regional do Trabalho, sobre a greve dos trabalhadores do BRT Rio. Participaram da audiência o vice procurador-chefe do MPT-RJ, Fabio Villela, e a procuradora regional do Trabalho do MPT-RJ, Deborah Felix.

Na audiência, o MPT-RJ propôs que o Sindicato dos Rodoviários encaminhe, para deliberação assemblear, a seguinte proposta: que o BRT Rio possa durante 30 dias, a contar da aprovação da assembleia, aplicar a cláusula do termo aditivo que permite o rodízio de trabalhadores.

Neste período o sindicato profissional e a empresa farão reuniões para construção de um acordo coletivo, prevendo regras específicas para os funcionários do BRT, sem prejuízo aos benefícios já conquistados em outras normas coletivas.

Durante a elaboração do acordo a empresa não poderá realizar nenhuma demissão sem justa causa e os trabalhadores não farão paralisações. A intenção do MPT-RJ é manter cerca de dois mil postos de trabalho.

O Sindicato se comprometeu a realizar uma assembleia junto aos rodoviários para deliberar sobre a proposta e encaminhar a decisão para o BRT Rio até segunda, 8 de fevereiro.

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial | Instagram: @mpt.rj

Imprimir