Luta contra o racismo é tema de sessão especial do Senado

Procuradora do MPT-RJ, Juliana de Oliveira Gois, participou do evento representando a Coordigualdade

O Senado Federal promoveu nesta segunda-feira (20) uma Sessão Especial em referência ao Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. A data, celebrada amanhã, 21 de março, visa conscientizar a sociedade para o combate ao racismo, ao preconceito e à discriminação.

A procuradora do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ), Juliana de Oliveira Gois, esteve presente, a convite do senador Paulo Paim (PT-RS), organizador do evento, representando a Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade) do MPT. Também participaram da solenidade a secretária-executiva do Ministério da Igualdade Racial, Roberta Eugênio; e o diretor-executivo da Organização Brasileira LGBTQIA+ Grupo Dignidade, Toni Reis.

A procuradora Juliana destacou que “a previsão constante do Art. 39 do estatuto da igualdade racial no tocante a ações afirmativas, se aplica ao setor privado e público, empresas privadas também têm o dever de promover a inclusão de pessoas negras nos locais de trabalho, constituindo ambientes laborais mais diversos e plurais. Nesse sentido, o MPT criou em 2019 o Projeto Nacional Empregabilidade de Jovens Negros e Negras no Mercado de Trabalho, que tem sido fundamental na inclusão de jovens universitários da graduação e pós graduação no setor publicitário, empresarial e em grandes escritórios de advocacia.”

“O MPT como defensor da democracia, da sociedade e dos direitos trabalhistas indisponíveis, seguirá na luta combatendo todas as formas de discriminação, realizando e incentivando ações que visem a promoção da igualdade no mercado de trabalho, o enfrentamento ao racismo e a promoção da igualdade racial’, disse a procuradora.

Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial

A ONU definiu 21 de março como o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial porque nesse dia, em 1960, aconteceu o chamado Massacre de Shaperville, na África do Sul. A tragédia resultou em 69 pessoas mortas e mais de 180 feridas após um protesto contra uma lei que limitava os lugares onde os negros podiam andar. O episódio atraiu a atenção da opinião pública mundial para o apartheid — sistema de segregação racial que vigorou na África do Sul entre 1948 e 1994.

Com informações: Senado Federal

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial | Instagram: @mpt.rj

 

Imprimir