Aluno de escola em São Pedro da Aldeia está entre os três finalistas da categoria “Música” do Prêmio MPT na Escola 2021

Dharlan Guilherme dos Santos concorre ao prêmio por sua música “A história de João”

Dharlan Guilherme dos Santos, estudante do 5º ano da Escola Municipal Rubem Arruda, localizada em São Pedro da Aldeia, Região dos Lagos do Rio de Janeiro, está entre os finalistas da etapa nacional do Prêmio MPT na Escola 2021.

A Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), do Ministério Público do Trabalho (MPT), divulgou na última segunda-feira (11) os três trabalhos finalistas em cada categoria. Ao todo, são quatro categorias (música, poesia, conto e desenho) que recebem premiações. A competição é dividida em dois grupos que englobam faixas etárias próximas de acordo com o grau escolar dos alunos do ensino fundamental das escolas cadastradas no projeto. Os trabalhos do grupo 1 deviam abordar, obrigatoriamente, assuntos em relação ao trabalho infantil, enquanto os do grupo 2 deviam tratar sobre a profissionalização do adolescente.

Dharlan é finalista do grupo 1, que compõem alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental, na categoria música, por sua composição “A história de João”. Ele concorre com Sophia Maria Barbosa Sales, do município de Jaguaruana, no Ceará, e com a dupla Sarah Rodrigues Barreto e Samuel Palharim Alves de Araújo, do município de Assis Chateaubriand, no Paraná.

Para conquistar acesso à etapa nacional, foi necessário Dharlan vencer a fase estadual da competição. O aluno disputou o título de sua categoria com diversos outros estudantes e foi orientado pela professora responsável, Mirian Gomes Soares, que também foi premiada. A tutora que o instruiu durante o percurso de composição da canção contou que disponibilizou, aos seus alunos, a proposta do projeto em arquivo PDF, colocou imagens dos objetivos, solicitou reflexões críticas sobre o que vem ocorrendo na sociedade e solicitou a elaboração de letras relacionadas à temática com rimas que incentivassem a conscientização geral em relação ao contexto.

“Participar do projeto MPT na Escola foi maravilhoso e ele veio para somar porque encaixou dentro da proposta artística, envolvendo música, e eu tenho como regra trazer temáticas do cotidiano para sala de aula. Mesmo nas aulas remotas, conseguimos com o apoio da família desenvolver a proposta do projeto, até por ser um problema social que cresceu muito nessa pandemia. A sensação de ter sido vencedora na etapa estadual e agora estar disputando a etapa nacional junto ao meu aluno é de muita felicidade, porque é a felicidade de todo professor de Artes promover a valorização da cultura e desenvolver, principalmente, o talento dos nossos alunos. Espero que venham outros projetos como esse envolvendo outros problemas que tanto agridem nossa sociedade”, celebrou a professora Mirian Gomes.

A cerimônia de premiação da etapa estadual ocorreu no dia 08 de setembro de 2021 na sede do MPT, em Cabo Frio. Dharlan, junto ao seu pai, esteve presente no evento e, como forma de gratificação por ser campeão dessa etapa, ganhou um tablet.

O aluno explicou como foi seu processo criativo ao produzir a canção e qual a sua expectativa para a cerimônia de premiação final: “meu processo criativo foi bem diferente, eu comecei a ver o projeto e me interessei bastante. Gosto muito de música, até treino e toco teclado às vezes. Pesquisei o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e introduzi algumas partes na minha música. Comecei  pelo refrão da canção e, após terminar, busquei bases de RAP para poder encaixar a letra na melodia. Com isso, quis contar a história de um garoto que sofria o mal do trabalho infantil. Minha expectativa para a final da etapa nacional está muito alta, eu espero me tornar o vencedor do concurso”.

A procuradora do MPT-RJ em Cabo Frio, Cirlene Luiza Zimmermann, foi uma das responsáveis pela condução do projeto MPT na Escola no Estado do Rio de Janeiro este ano. Foi a primeira vez que o projeto se expandiu para o interior, motivo pelo qual a procuradora agradece a parceria e o engajamento das Secretarias de Educação dos 10 (dez) Municípios participantes, mesmo com todas as dificuldades de um período de pandemia:

“O MPT na Escola busca sensibilizar a comunidade escolar e toda a sociedade sobre a necessidade de erradicar o trabalho infantil e conscientizar sobre a importância da aprendizagem profissional. A implementação do projeto teve ainda maior relevância este ano por 2021 ter sido declarado o Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Nossas escolas, nossos professores e professoras e nossas crianças estão de parabéns pela adesão e pelos lindos trabalhos apresentados e o MPT-RJ está orgulhoso pela conquista do Dharlan.”

Em 2021, o prêmio MPT na Escola contou com a participação de 14 regionais e a ordem de classificação final (decisão de primeiro, segundo e terceiro lugar em cada categoria) da etapa nacional será revelada no dia 7 de dezembro, às 14h. A divulgação ocorrerá em uma solenidade virtual de premiação.

Link da música “A história de João” interpretada pelo compositor Dharlan Guilherme: https://bityli.com/arPSVx

Prêmio MPT na Escola

O Prêmio MPT na Escola consiste na seleção e premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos(as) alunos(as) das escolas públicas que participam do Projeto MPT na Escola em todo o território nacional.

Tem por objetivo fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil e da proteção do adolescente trabalhador; reconhecer e divulgar os melhores trabalhos produzidos pelos alunos, bem como a dedicação dos (as) educadores(as) envolvidos(as) nas ações de prevenção à violação dos direitos de crianças e adolescentes. O objetivo é intensificar o processo de conscientização da sociedade a fim de erradicar esses males recorrentes.

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial | Instagram: @mpt.rj

Imprimir