Campanha Todos Juntos Contra o Trabalho Infantil

Como resultado de acordo, Fluminense terá na camisa slogan da campanha contra o trabalho infantil

 

Na tarde de ontem, 15 de setembro, a equipe de futebol do clube carioca Fluminense entrou em campo defendendo não somente sua camisa, mas a erradicação do trabalho infantil. No jogo, que encerrou o primeiro turno do Campeonato Brasileiro de Futebol, a logo da campanha “Todos Juntos Contra o Trabalho Infantil” estampou o uniforme do time.

A iniciativa decorre de um acordo judicial em ação trabalhista que tramita na 4ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro, da qual o Fluminense participa como terceiro interessado. No processo, devido ao descumprimento de uma decisão judicial, o time foi condenado ao pagamento de uma multa processual, que foi objeto de acordo, tendo sido proposta pelo juízo, com o apoio do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ), a veiculação da campanha contra o trabalho infantil, convertendo-se a multa em uma obrigação de fazer.

O acordo foi homologado pelo juiz do trabalho titular da 4ª VT/RJ, Bruno de Paula Vieira Mazini, e a audiência também contou com a participação dos juízes do trabalho substitutos Igor Rodrigues e Francisco Montenegro, além do procurador do MPT-RJ Tiago Oliveira de Arruda.

A iniciativa conta com o apoio do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) e do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fnpeti) e visa conscientizar a sociedade no combate à exploração de crianças e adolescentes pelo trabalho.

Como resultado do acordo, de 15/9 a 8/12 (até o fim do campeonato brasileiro), o time disponibilizará o espaço publicitário master em sua camisa para a veiculação da campanha e, quando esse espaço for negociado com o setor privado, passará a disponibilizar a manga do uniforme. Além disso, o acordo prevê:

- Disponibilização de espaço no telão dos estádios e em backdrops;

- Disponibilização do Centro de Treinamento Vale das Laranjeiras para realização de palestras para atletas da categoria de base sub-09 até sub-20 e respectivas famílias, bem como para um evento de encerramento da campanha na sede social das Laranjeiras.

Símbolo

O Cata-vento de cinco pontas representa os cinco continentes e tornou-se ícone da luta pela erradicação do trabalho infantil no mundo. Sempre em movimento, o símbolo representa a sinergia e articulação de ações permanentes contra o trabalho infantil. Traz ainda o sentido lúdico de alegria, que deve estar presente na vida das crianças.

(Matéria atualizada em 17/9/19 para inclusão das informações relativas ao acordo judicial)

Com informações do TRT1

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial

Imprimir