MPT-RJ: Encontro discute a inserção de adolescentes em conflito com a lei no mercado de trabalho

Evento será realizado no dia 25 no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

Juízes da infância e do trabalho, promotores, procuradores, defensores públicos e auditores fiscais do trabalho debaterão os desafios da inserção profissional do adolescente em conflito com a lei, principalmente pelas dificuldades enfrentadas diante da baixa escolaridade. O evento abordará a profissionalização dos jovens em cumprimento de medida socioeducativa como porta de entrada ao mundo do trabalho. Para tanto, estarão presentes representantes dos Serviços Nacionais de Aprendizagem (Sistema “S”), com quem se formalizará parceria com o intuito de disponibilizarem vagas a esses jovens em seus cursos. Também será traçado um panorama sobre o perfil desse adolescente e a aplicação das medidas socioeducativas.

As recentes alterações na lei da aprendizagem profissional serão o tema abordado pela procuradora do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ), Dulce Torzecki, integrante do primeiro painel de debates. “Esse evento pretende ser um marco na inserção profissional dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa no Rio de Janeiro diante da parceria estabelecida entre os diversos órgãos. A concretização de cursos de formação profissional junto ao DEGASE é fruto de um trabalho intenso de todos, pois esses adolescentes não podem seguir invisíveis perante a sociedade”, destaca a procuradora.

A organização do evento conta com a parceria do MPT-RJ, Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), Tribunal Regional do Trabalho do Rio (TRT), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/RJ), Associação dos Magistrados do Trabalho da Primeira Região (AMATRA1) e Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ). 

CLIQUE PARA CONFERIR A PROGRAMAÇÃO

SERVIÇO:

A LEI DO APRENDIZ E A INSERÇÃO DOS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI NO MERCADO DE TRABALHO

DATA: 25 de novembro, de 9h às 17h

LOCAL: Auditório Desembargador José Navega Cretton — Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro — Av. Erasmo Braga 115, Lâmina 1, 7º andar — Centro, Rio de Janeiro 

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936 
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial

Imprimir