Procurador que assumiu a Conalis defende maior parceria com sindicatos

João Carlos Teixeira destaca a importância do movimento sindical e da conscientização da sociedade quanto ao papel dos sindicatos

Em entrevista para a Rádio MPT, o procurador regional do trabalho, João Carlos Teixeira, falou sobre os desafios e as expectativas para a sua gestão como novo coordenador nacional de Promoção da Liberdade Sindical (Conalis). Teixeira destacou que um dos principais objetivos é fortalecer a parceria do Ministério Público do Trabalho com as entidades sindicais.

“Essa parceria é para promover o movimento sindical e a defesa dos direitos dos trabalhadores”, explicou o procurador, que também deu ênfase a outros objetivos a serem perseguidos pela Coordenadoria como a democracia sindical. “Precisamos criar uma agenda positiva com as entidades sindicais, visando fomentar o movimento sindical de base, melhorar a democracia, a transparência e a comunicação com o trabalhador”, afirmou.

O procurador também falou sobre o desafio de conscientizar a sociedade sobre o papel dos sindicatos. Para ele, a sociedade ainda é muito pouco consciente da importância da atuação coletiva. “Para fomentar essas soluções de conflitos de forma pacífica, precisamos trabalhar a negociação coletiva nos sindicatos. As soluções coletivas são sempre mais viáveis para encontrar soluções também no campo individual”, afirmou.

No novo desafio, Teixeira conta com o apoio dos demais procuradores integrantes da coordenadoria e ainda, dos sindicatos. “O papel do MPT é mostrar para os trabalhadores a real importância do movimento sindical, do sindicato, a importância de sua participação e fazê-los enxergar o sindicato como um espaço de exercício de cidadania”, concluiu.

Clique para ouvir a entrevista.


Ascom MPT-RJ
(21)3212-2121
(21)99423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
www.prt1.mpt.gov.br

Tags: liberdade sindical, conalis

Imprimir