Destinação do MPT-RJ garante ampliação de projeto de capacitação profissional para refugiados e solicitantes de refúgio

Plataforma Trampolim foi desenvolvida pela Cáritas em parceria com o MPT-RJ

 O Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) destinou o valor de R$180 mil para ampliar o alcance da Plataforma Trampolim por meio do projeto de capacitação profissional “Ampliando oportunidades de inserção profissional e geração de renda”. A iniciativa foi desenvolvida pela Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro, por meio do Programa de Atendimento a Refugiados (PARES), em parceria com o MPT-RJ, e visa atender refugiados e solicitantes de refúgio.

Lançada em 2021, a Plataforma Trampolim é uma ferramenta de inserção laboral de pessoas em situação de refúgio que vivem no estado do Rio de Janeiro e visa conectar empresas e instituições às pessoas refugiadas de diversas culturas que buscam oportunidades de emprego, capacitação ou renda. O projeto beneficia homens e mulheres de diferentes faixas etárias, oferecendo capacitação profissional como forma de contribuir para sua integração econômica sustentável, ou seja pelo acesso ao emprego formal ou autônomo.

O valor é oriundo de acordo judicial firmado pelo MPT-RJ com a Junta de Educação da Convenção Batista Carioca, administradora do Colégio Batista Shepard, por descumprimento da cota de PCDs. A empresa assumiu o compromisso de pagar mensalmente R$30 mil, em seis parcelas, sempre no dia 10 de cada mês ou no primeiro dia útil subsequente, iniciando-se em novembro de 2022, através de depósito judicial. Ficou estipulada multa de 100% em caso de inadimplência sobre a parcela não cumprida.

Pessoas em situação de refúgio podem se cadastrar gratuitamente na plataforma, aumentando suas chances de conseguir um emprego ou de encontrar empresas interessadas em seus serviços. Também é possível que empresas ofereçam vagas de trabalho formal, treinamento ou busca por prestadores de serviços.

 

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial | Instagram: @mpt.rj

Imprimir