Região dos Lagos sedia seminários e palestras sobre prevenção de acidentes e doenças do trabalho

Escrito por ASCOM em .

Universidades e Colégios municipais receberam eventos da campanha Abril Verde

A campanha Abril Verde foi marcada por atividades relacionadas à prevenção de acidentes e doenças do trabalho. Para conscientizar a população sobre a importância do tema, o Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) promoveu dois seminários na Região dos Lagos.

Cabo Frio

No dia 26 de abril, a cidade de Cabo Frio recebeu o seminário “Abril Verde”, realizado em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Baixada Litorânea (CEREST-BL).

A procuradora do MPT-RJ, Cirlene Luiza Zimmermann, palestrou sobre gestão de riscos ocupacionais como estratégia para garantia da saúde do trabalhador e da longevidade empresarial. A atuação da Inspeção do Trabalho na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, desafios na prevenção de acidentes e gestão de riscos também foram temas abordados no evento.

Estiveram presentes representantes da Gerência Regional do Trabalho em Cabo Frio, DSTRAB, CIR-BL, NDVS, coordenadores dos Programas de Saúde do Trabalhador e Vigilância em Saúde do Trabalhador dos Municípios da Baixada Litorânea, representantes de Sindicatos, conselheiros municipais de saúde, profissionais da saúde e segurança do trabalho, advogados e estudantes.

O seminário ocorreu no auditório da Universidade Estácio de Sá e contou com a participação dos intérpretes de Libras, Luciana Huguenin Dias e Jeferson Souza, que tornaram o evento acessível às pessoas com deficiência auditiva.

Macaé

No dia 29 de abril foi a vez do município de Macaé sediar o seminário “Abril Verde – Todos Juntos pela Saúde e Segurança no Trabalho”. Realizado na Cidade Universitária de Macaé, o evento foi fruto da parceria do MPT-RJ com a Prefeitura de Macaé, FeMASS, UFF e UFRJ.

Na abertura do evento, a procuradora do MPT-RJ, Cirlene Luiza Zimmermann, palestrou sobre a atuação do MPT na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

Na oportunidade, além de apresentar as estatísticas dos acidentes do trabalho e adoecimentos ocupacionais no Brasil, no Estado do Rio de Janeiro e no Município de Macaé, a procuradora reforçou a necessidade de atuações em parceria em prol da prevenção desses acidentes, destacando ainda a importância e o apoio que a academia pode ter nessa atuação, em especial por meio do projeto de extensão do departamento de administração do Instituto de Ciências da Sociedade da  Universidade Federal Fluminense em Macaé denominado “CAFÉ COM RH: promovendo ações em prol da melhoria da qualidade de vida dentro e fora do trabalho em Macaé”.

O Estado do Rio de Janeiro registrou 118.082 acidentes de trabalho de 2012 até 2017. Os municípios de Macaé, Rio de Janeiro e Duque de Caxias são os locais onde mais ocorreram acidentes no período: 12.808, 10.104 e 9.502, respectivamente. No Município de Macaé, mais de 50% dos registros de acidentes ocorreram, direta ou indiretamente, nas atividades de extração de óleo e gás.

O tema foi debatido em uma mesa redonda com a participação da médica do trabalho do Programa de Assistência Integral à Saúde do Trabalhador (Paist), Maria Christina Rodrigues Menezes; a diretora da FeMASS, Claudia Bastos Leite; o professor e coordenador do curso de engenharia de produção da UFRJ-Macaé, Thiago Gomes Lima; e a professora e vice-coordenadora do curso de Administração da UFF, Izabela Maria Rezende Taveira.

Saúde e segurança nas escolas

Também no curso da Campanha Abril Verde, no dia 29 de abril, a procuradora do MPT-RJ, Cirlene Luiza Zimmermann, conversou com alunos dos Colégios Municipais Professora Maria Isabel Damasceno Simão e Professora Eda Moreira Daflon, ambos no Centro de Macaé.

A programação contou com a distribuição de revistas MPT em quadrinhos edição especial Abril Verde e palestra sobre a importância da disseminação de uma cultura de prevenção de acidentes e doenças do trabalho desde os bancos escolares.



"Estar nas escolas é essencial. Os alunos são multiplicadores de informações. Este tema é relevante para os estudantes refletirem e debaterem com pais, vizinhos e familiares. Temos que envolver a sociedade e o mês de abril foi escolhido para este chamamento. O ideal é cumprir as normas de saúde e segurança no trabalho para garantir a vida e integridade física e psíquica dos trabalhadores", destacou a procuradora do MPT-RJ, Cirlene Luiza Zimmermann.

A médica do trabalho do Paist, Maria Cristina Rodrigues, agradeceu a parceria: "Queremos agradecer a parceria. A saúde e segurança devem ser temas transversais na escola. No mês de outubro vamos retornar com a conscientização sobre o tema nas escolas".

Participaram também do encontro, a secretária de Educação Básica, Leila Clemente; a superintendente de Educação Integrada, Janaina Pinheiro; o professor e coordenador do curso de engenharia de produção da UFRJ-Macaé, Thiago Gomes Lima; e a professora e vice-coordenadora do curso de Administração da UFF, Izabela Maria Rezende Taveira.

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial

Imprimir