• Informe-se
  • Palestras
  • Palestra l - Ciclo 2020: "O trabalho na constituição/88 e as consequências práticas para a atuação do Ministério Público do Trabalho"

Palestra l - Ciclo 2020: "O trabalho na constituição/88 e as consequências práticas para a atuação do Ministério Público do Trabalho"

A primeira do ano de 2020 teve como tema o trabalho na constituição/88 e as consequências práticas para a atuação do Ministério Público do Trabalho

 O Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) realizou a primeiro debate do ciclo de palestras de 2020, nesta segunda-feira (27/01). A palestra teve como temática: o trabalho na constituição/88 e as consequências práticas para a atuação do Ministério Público do Trabalho.

Os palestrantes, João Batista Berthier, procurador-chefe do MPT-RJ, e Fabio Goulart Villela, vice procurador-chefe do MPT-RJ, falaram sobre as formas de direito do trabalho e as consequências práticas que existem no ambiente formal.

“Se formos analisar a evolução do direito do trabalho, a sua história está diretamente vinculada à própria evolução histórica das formas de exploração do trabalho humano. Quando falamos em trabalho, falamos como um dos principais instrumentos de concretização da dignidade da pessoa humana, de reafirmação da cidadania e como um direito da própria identidade pessoal”, disse o procurador Fábio Villela.

O procurador-chefe, João Batista Berthier, fez uma breve introdução sobre as questões filosóficas e práticas do trabalho na sociedade atual. “O artigo 6º da constituição fala em direito ao trabalho, é fundamental que todos tenham acesso ao trabalho e isso é um problema no mundo como o nosso, o Brasil está longe das soluções dele, mas precisamos trabalhar para chegar lá.”

A próxima palestra ocorrerá no dia 17 de fevereiro, ministrada pelas procuradoras do trabalho, Cynthia Lopes e Juliane Mombelli. Será abordado o tema do papel do Ministério Público na defesa das normas ambientais do trabalho.

Video da palestra disponivel no Youtube acesse aqui.

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial | Instagram: @mpt.rj

Imprimir