Lei da aprendizagem é tema de seminário no Rio de Janeiro

Debates e exibição de documentário movimentaram o evento

O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-RJ) sediou, na última terça-feira, 30 de abril, o seminário “Diálogos Sobre a Lei da Aprendizagem: qualificando o jovem para o futuro”. O objetivo do evento foi debater as oportunidades e os desafios enfrentados na inclusão de jovens no mercado de trabalho e discutir como as empresas podem participar da construção dessa política pública.

Organizado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) em parceria com o TRT-RJ, a Fundação Roberto Marinho, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Rio), o evento fez parte das comemorações do Dia Internacional do Jovem Trabalhador, comemorado em 24 de abril.

A procuradora do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) e representante regional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), Dulce Martine Torzecki, apresentou a experiência do órgão junto ao Departamento Geral de Ações Sócio Educativas (Degase-RJ). Reforçou que apenas uma grande parceria dos órgãos públicos presentes, juntamente com o empresariado, poderá representar uma alternativa aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de internação, semiliberdade ou liberdade assistida, bem como daqueles que estão em situação de acolhimento institucional.

Estiveram presentes no evento a ministra do TST e coordenadora do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho, Kátia Magalhães; a ministra do TST, Delaíde Alves Miranda Arantes; o presidente do TRT-RJ, desembargador José da Fonseca Martins Junior; e o desembargador e gestor regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem no TRT-RJ, José Luís Campos Xavier.

Durante o seminário foi exibido o documentário “Aprendizagem – o futuro em construção”, produzido pela Secretaria de Comunicação do TST para o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem. O curta-metragem mostra a trajetória de seis jovens aprendizes, de diferentes cidades brasileiras, que encontraram no programa de aprendizagem um futuro profissional bem sucedido. O documentário pode ser conferido no canal oficial do TST no Youtube.

Os debates “Impactos da Lei de Aprendizagem” e "Boas Práticas na Aprendizagem" foram mediados pela comentarista da Globo News e colunista do jornal O Globo, Flavia Oliveira, e tiveram a participação de representantes da Fundação Roberto Marinho, CIEE, Unicef, ABRH-Rio, empresas convidadas e jovens aprendizes.

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial

Imprimir