MPT-RJ: II Congresso Luso-Brasileiro de Segurança, Saúde Ocupacional e Ambiental

O evento reuniu engenheiros e demais profissionais especializados em segurança e saúde ocupacional e ambiental, além de autoridades e estudiosos de diversos países de língua portuguesa.

Começou nesta quinta-feira (06/07) o II Congresso Luso-Brasileiro de Segurança, Saúde Ocupacional e Ambiental - SsOA 2017. O evento ocorre pela primeira vez no Brasil e pretende que ele seja propulsor da cultura de prevenção de acidentes de trabalho por todos os países de Língua Portuguesa.

O congresso acontece no Clube de Engenharia do Rio de Janeiro e reúne a comunidade técnico-científica, autoridades governamentais e os interessados em Segurança, Saúde Ocupacional e Ambiental a nível nacional e num contexto internacional.

O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ), Fabio Villela, integrou a primeira mesa de exposição de painéis com o tema: “Sistemas de Proteção ao Trabalho nos Países de Língua Portuguesa”. Em sua exposição Fabio Villela abordou a atuação do Ministério Público do Trabalho na tutela do meio ambiente laboral.

“O trabalho deve ser um legítimo instrumento de concretização da dignidade da pessoa humana e de reafirmação da cidadania. Neste contexto, é fundamental a atuação articulada de todas as instituições que giram em torno da promoção do trabalho decente, em todas as suas dimensões, notadamente para a manutenção de um meio ambiente de trabalho hígido e seguro", afirmou Fabio Villela.

Ele também destacou a atuação dos membros que integram a Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e dos peritos em saúde e segurança do trabalho, ressaltando a importância de eventos relacionados ao tema concernente ao trabalho seguro.

Procurador-chefe do MPT-RJ, Fábio Villela
Procurador-chefe do MPT-RJ, Fábio Villela

Em 2003 o MPT criou a Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho – CODEMAT, com objetivo de conjugar esforços para harmonizar as ações desenvolvidas pelo Ministério Público do Trabalho na defesa do meio ambiente do trabalho, inclusive no que se refere ao relacionamento com outros órgãos e entidades voltados para o ambiente laboral.
A procuradora regional do trabalho e vice-coordenadora regional da CODEMAT, Cintia Simões Lopes, também prestigiou o evento, assim como analistas periciais da PRT.

Serviço
Data: Cursos: 5 de julho/2017. Congresso: 6 e 7 de julho/2017
Local: Clube de Engenharia
Endereço: Av. Rio Branco, 124 – Centro.

 

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial

Imprimir