MPT participa de inspeções em aldeias indígenas

Operação teve como objetivo verificar as condições de saúde e segurança no trabalho dos profissionais que atuam na saúde indígena

Entre os dias 12 e 15 de março, o Ministério Público do Trabalho (MPT) participou da Operação Saúde e Segurança dos Trabalhadores em Aldeias Indígenas, com inspeções nas instalações dos DSEI e CASAI de Manaus e Parintins e de Unidades Básicas de Saúde Indígena nas aldeias Ponta Alegre e Araticum.

A procuradora do MPT-RJ e vice-coordenadora Nacional da Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Codemat), Juliane Mombelli, integrou a equipe de inspeção pelo MPT juntamente com a procuradora do MPT no Amazonas e em Roraima Raquel Betty Pimenta (MPT-AM/RR-PRT11), integrante do Grupo de Trabalho (GT) Povos Originários, e a perita médica Simone Teixeira. Também participaram da ação representantes da Secretaria de Sáude Indígena do Ministério da Sáude (SESAI) e do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Saúde Indígena (SINDICOPSI). A Marinha do Brasil prestou apoio para os deslocamentos fluviais e inspeções nas aldeias.

A operação teve como objetivo verificar no local as condições de saúde e segurança no trabalho dos profissionais que atuam na saúde indígena, visando colher elementos para investigações que estão sendo conduzidas de forma centralizada em Brasília, em procedimento do MPT no Distrito Federal e em Tocantins (PRT10) conduzido pela Procuradora do Trabalho, Carolina Mercante, bem como para procedimentos em trâmite perante a PRT11.

Fonte: PRT11

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 2517-6539 • (21) 99423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br  | prt1.mpt.mp.br

Imprimir