MPT-RJ promove "RODA LITERÁRIA - O direito fecundado pela literatura - Caminhos para refletir a ação institucional no combate à discriminação racial"

O Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ), pelo seu Comitê de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, em colaboração com o GT Povos Originários, Comunidades Tradicionais e Periféricas e o Subcomitê de Equidade Racial do Tribunal Regional do Trabalho da 1° Região (TRT/RJ), realizou nesta última quinta-feira (21/03) o evento "RODA LITERÁRIA - O direito fecundado pela literatura - Caminhos para refletir a ação institucional no combate à discriminação racial", no Auditório do Edifício Anexo da PRT1.

Na abertura do evento, a Procuradora Regional do Trabalho do MPT-RJ, Daniela Ribeiro Mendes, agradeceu a presença do público e destacou o valor da iniciativa. O evento teve como objetivo principal reconhecer e reforçar a luta contra o preconceito racial, além de refletir sobre como a ação institucional pode contribuir para o combate à discriminação racial.

O evento contou com a participação da economista e autora de "Tudo o que ficou para trás". Tudo o que virá pela frente", Lourdes Brasil, a escritora infanto-juvenil e autora de "Que cabelo é esse, Bela?", Simone Mota, e Rosilane Almeida, educadora popular, quilombola, vice-presidente da Associação Cultural de Camorim, autora de poesias e canções de jongo.

A mediação ficou a cargo da desembargadora do TRT, Marcia Leal, juntamente com as Procuradoras do MPT-RJ, Elisiane Santos e Silvana da Silva.

Durante a roda de conversa, as convidadas compartilharam suas histórias e desafios. O debate girou em torno da importância e desafios para o letramento racial, ancestralidade, racismo e limitações de oportunidades de trabalho para a população negra. Além de questões relativas à gentrificação, segregação e justiça ambiental, que impactam diretamente as comunidades minoritárias. E podem ser dialogadas através da literatura.

Ao fim, o público presente teve a oportunidade de compartilhar suas experiências pessoais relacionadas aos temas discutidos durante as apresentações.

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 2517-6539 • (21) 99423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br  | prt1.mpt.mp.br

Imprimir