Semana de Combate ao Trabalho Escravo

Conheça algumas ações do Projeto Ação Integrada - Resgatando a Cidadania

Na semana em que se celebra o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo (28 de janeiro), o Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) destaca as ações do Projeto Ação Integrada – Resgatando a Cidadania.

Desenvolvido desde 2013 em parceria com Cáritas Arquidiocesana do Rio de janeiro, o Projeto visa romper com o ciclo de pobreza de trabalhadores resgatados em situação análoga a de escravo por meio de educação, qualificação profissional e acompanhamento psicossocial. Com o tempo, o Ação Integrada passou a atender trabalhadores de grupos vulneráveis e mais expostos a se tornarem vítimas de trabalho escravo e de tráfico de pessoas.

As ações são desenvolvidas por meio de recursos de condenações trabalhistas por danos morais coletivos e de multas por descumprimento da legislação trabalhista. Em 2020, mais de mil atendimentos foram realizados a trabalhadores de grupos vulneráveis.

Durante essa semana divulgaremos algumas das iniciativas desenvolvidas pelo Projeto, como: os cursos de qualificação profissional, doação de cestas básicas, campanha para confecção de máscaras de proteção contra Covid-19 e parcerias com Instituições.

"A gente nem sabia que existia uma rede de apoio assim. Estamos nos sentindo muito acolhidos por todos vocês, isso é muito importante e muito bonito. Por favor, nunca desistam das coisas que vocês fazem, porque é muito importante na nossa sociedade atual, no planeta Terra, ter seres humanos bons. Não desistam de vocês." Agradecimento de trabalhadores (as) atendidos pelo Projeto Ação Integrada.

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial | Instagram: @mpt.rj

Imprimir