• Informe-se
  • Notícias da PRT1
  • MPT-RJ promove capacitação da Rede de Atendimento às Vítimas de Escravidão Contemporânea em Campos dos Goytacazes

Projetos de inclusão e acessibilidade do MPT em Cabo Frio são destaques no Reconecta

Conferência e Exposição Nacional de Inclusão e Acessibilidade é online e vai até sábado (5/12)

Comprometido com a implementação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, o Ministério Público do Trabalho (MPT) iniciou hoje (3/12) a Conferência e Exposição Nacional de Inclusão e Acessibilidade – Reconecta. O evento tem como objetivo a construção de parcerias enaltecendo as boas práticas de inclusão além das boas práticas dos setores de serviços.

Durante a mesa “Iniciativas de Cadastro de Pessoas com Deficiência”, o MPT em Cabo Frio apresentou o projeto Cadastro de Inclusão da Pessoa com Deficiência do Município de Cabo Frio (CADI-PCD). A iniciativa promove um banco de dados que auxilia na formulação de políticas públicas voltadas ao segmento. O MPT é um elo primordial na execução do projeto que vê a luta da pessoa com deficiência como um processo contínuo e, assim, que demanda mobilização e participação permanente.

Na apresentação, Kleber Verissimo, Superintendente de Políticas Públicas para a pessoa com deficiência e Presidente do Conselho Municipal de Direitos da pessoa com deficiência, ambos do município de Cabo Frio, e Maria Cristina Barbosa Mendes, Oficial de Justiça da Justiça do Trabalho de Cabo Frio, informaram os dados preliminares do cadastro e ressaltaram a importância das parcerias entre poder público e sociedade civil para as demandas da causa.

O Cadastro de Inclusão da Pessoa com Deficiência de Cabo Frio segue acessível em http://abre.ai/cadi-pcd.

O evento vai até o dia 5 de dezembro e o MPT de Cabo Frio se apresentará novamente no sábado na mesa de “Boas Práticas Empresariais” com o projeto de qualificação “Formar e Incluir” que vem sendo desenvolvido no município de Macaé, em parceria com a empresa OCYAN.

A procuradora do Trabalho Cirlene Luiza Zimmermann, responsável pelo acompanhamento dos projetos nos municípios de Cabo Frio e Macaé destaca que "o Reconecta é um evento de grande importância, pois permite que iniciativas bem sucedidas de inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência nos mais diversos municípios brasileiros sejam apresentadas para serem replicadas em outros locais como verdadeiras políticas públicas. É essencial que esses projetos sejam coletivos e colaborativos, com a participação efetiva de todos os atores sociais com atuação na temática."

O Reconecta é gratuito e será transmitido no canal do MPT no YouTube (TVMPT) e acessado por meio do site oficial: www.reconecta.mpt.mp.br

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial | Instagram: @mpt.rj

Imprimir