População da região da Cracolândia no Rio de Janeiro recebe doação de máscaras

O projeto Ação Integrada do MPT-RJ destinou recursos para contribuir na prevenção do contágio pelo coronavírus de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade

Na última sexta-feira (03/07) foram entregues cerca de 600 máscaras à população da Cracolândia do Jacarezinho, no Rio de Janeiro. Muitos moradores do local não possuíam o item que serve para prevenção da Covid-19. 

As máscaras foram produzidas por trabalhadores e trabalhadoras da Vila Mimosa, outra área da cidade onde vivem e trabalham muitas pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social. As trabalhadoras e os trabalhadores foram remunerados pela produção dos itens de proteção. Os recursos foram destinados pelo Projeto Ação Integrada, do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ), em parceria com a Cáritas RJ. O objetivo da ação é minimizar a situação de risco de pessoas que estão em estado de vulnerabilidade social em meio à pandemia do novo coronavírus. O Projeto atua, assim, em duas frentes distintas e complementares: garante a geração de renda à população vulnerável e fornece as máscaras para aqueles que não teriam acesso a elas.

A representante da Comissão de Direitos Humanos da OAB e diretora do instituto “Anjos da Liberdade”, a advogada Heredia Alves participou da doação e agradeceu a todos os envolvidos. “Nós, do Instituto Anjos da Liberdade, só podemos agradecer a oportunidade de podermos levar um pouco de dignidade e proteção aos moradores daquela região. O projeto de geração de renda além de levar dignidade às mulheres da Vila Mimosa, beneficiou centenas de pessoas que vivem em situação de extrema vulnerabilidade e pobreza e elas se sentiram acolhidas e incluídas com a doação. Elas precisam de máscaras para transitar fora daquele ambiente”, disse a diretora do instituto.

Também estiveram presentes na ação a presidente nacional do “Instituto Anjos da Liberdade”, Flávia Fróes; a psicóloga da Caritas, Yasmin França; a assistente social da Caritas, Thaiany Motta; e o pastor Célio Ricardo do Centro de referências para recuperação de áreas degradadas (CRAD).

Sobre o Projeto Ação Integrada

O Projeto Ação Integrada é desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), e existe desde 2013 no Rio de Janeiro. As ações são desenvolvidas por meio de recursos de condenações trabalhistas por danos morais coletivo e de multas por descumprimento da legislação trabalhista. A ideia inicial do Projeto foi romper com o ciclo de pobreza de trabalhadores resgatados em situação análoga a de escravo. Esse rompimento se dá por meio de qualificação técnica. Durante os cursos de capacitação, os profissionais recebem acolhimento psicológico e remuneração de um salário mínimo, além de noções de cidadania para inserção no mercado de trabalho. Com o tempo, o Projeto passou a atender, também, trabalhadores de grupos vulneráveis e mais expostos a se tornarem vítimas de trabalho escravo e de tráfico de pessoas.

Durante a pandemia o Projeto visa, também, à geração de renda com a campanha "Eu abraço esta causa: eu uso máscara”. A ação tem o propósito de estimular a produção de máscaras caseiras. 124 pessoas integrantes de grupos vulneráveis produziram cerca de 31 mil máscaras, com a devida remuneração. Parte das máscaras foi doada para moradores das áreas onde os participantes do Projeto residem.

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial | Instagram: @mpt.rj

Imprimir