MPT-RJ, MPF, NUPEM-UFRJ e demais instituições implementam ações para ampliação da testagem para covid-19 no Município de Macaé

O Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) se reuniu virtualmente com membros signatários e parceiros do projeto “Apoio ao NUPEM-UFRJ Macaé Para Implementação de um Laboratório de Campanha para Testagem e Pesquisa do COVID-19 (LCC-UFRJ-Macaé)” na última quarta-feira (06/05). Além do MPT, participaram da reunião integrantes do Comitê Gestor do Projeto, tais como representantes do NUPEM-UFRJ, Ministério Público Federal, Município de Macaé por meio do Prefeito Municipal e Secretários das pastas da Saúde e de Ciência e Tecnologia, hospitais privados de Macaé e médicos do trabalho de Macaé. Também estiveram na reunião representantes de mais de 60 empresas e entidades empresariais de Macaé e região para conhecerem os objetivos e as metas deste projeto, que vem se constituindo em grande exemplo de interação entre poder público e privado. 

A procuradora do trabalho Cirlene Luiza Zimmermann iniciou a reunião ressaltando que o apoio das empresas ao projeto será de fundamental importância para sua implementação com a rapidez que o atual cenário de pandemia requer, além de permitir a construção de um legado técnico-científico para Macaé e Região.

Na sequência, participou da reunião o coordenador geral do projeto, Professor Titular Amilcar Tanuri, do Instituto de Biologia da UFRJ, que expôs a necessidade de criação deste espaço de geração do conhecimento e testagem para COVID-19 no NUPEM/Macaé e o legado que este projeto poderá trazer para a Cidade de Macaé. A testagem dos indivíduos afetados e o desenvolvimento de pesquisas locais serão o enfoque, segundo o pesquisador.

A reunião continuou com uma apresentação do projeto pela Direção do NUPEM/UFRJ, que ressaltou a importância da participação de todas as Instituições Públicas e Privadas envolvidas no projeto até o presente momento, para que os atuais 20 testes/dia estejam sendo realizados. A Direção do NUPEM/UFRJ destacou que toda coleta do material para os testes e doações de equipamentos de proteção individual (EPIs) têm sido realizadas pela Prefeitura Municipal de Macaé, que os testes são realizados por voluntários do NUPEM/UFRJ e que os reagentes para os testes foram obtidos a partir de doações de docentes do NUPEM/UFRJ, do Laboratório de Virologia Molecular do Instituto de Biologia da UFRJ, da Fundação Oswaldo Cruz, bem como da Irmandade São João Batista e UNIMED Costa do Sol.

Como doar:

Segundo a Direção do NUPEM/UFRJ e o prof. Amilcar Tanuri, para alcançar o objetivo de 200 a 300 testes PCR/dia, será necessária a aquisição de equipamentos e reagentes importados. Assim, foi um criado um Fundo único e exclusivo para as doações do projeto na Fundação COPPETEC, CNPJ 72.060.999/0001-75, Banco do Brasil, Agência 2234-9, Conta 55633-5, cujo acompanhamento financeiro pode ocorrer de forma transparente pelo site (http://www.coppetec.coppe.ufrj.br/site/transparencia/pesquisa-covid19-macae.php).

A utilização destes recursos será acompanhada pelo comitê gestor do projeto, incluindo o MPT e o MPF, sendo esta conta a única forma de doação de recursos financeiros para o projeto. Outra forma de contribuir é por meio da doação dos equipamentos necessários para a Fase 2, que prevê a automação do processo. Empresas, entidades públicas e privadas, órgãos do poder público e pessoas físicas interessadas em colaborar com a aquisição de equipamentos devem entrar em contato com a Direção do NUPEM/UFRJ pelo e-mail direcao@nupem.ufrj.br para a validação dos equipamentos bem como verificação da necessidade de compra dos mesmos.

O projeto assinado pelas instituições proponentes e parceiras encontra-se aqui (Download).

O folder com o link para doações na única conta oficial do projeto encontra-se aqui (Link).

O documento de divulgação do projeto com seus idealizadores e colaboradores bem como os objetivos do mesmo, encontra-se aqui (link).

Fonte: NUPEM/UFRJ

Imprimir