MPT-RJ participa de ações direcionadas para captação de recursos contra a COVID-19

Os recursos obtidos serão gerenciados em uma conta exclusiva dedicada ao projeto do Fundo “Cooppetec” de apoio ao diagnóstico molecular da Covid-19 no Município de Macaé e região

 O Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público Federal (MPF) estão coordenando com o NUPEM (UFRJ-Macaé), a Prefeitura Municipal de Macaé, Médicos do Trabalho e hospitais privados de Macaé, ações direcionadas a ampliar a capacidade do Laboratório de Campanha para testagem e pesquisa da Covid-19 (LCC-UFRJ-Macaé), localizado no Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé (NUPEM/UFRJ).

O objetivo é ampliar a capacidade de testagem diária de cerca de 30 para até 300 testes. Para tanto, foi elaborado projeto que contempla, por parte da Prefeitura Municipal de Macaé/RJ, a execução de obras de ampliação do laboratório e o pagamento de bolsas acadêmicas para a equipe responsável pela execução dos testes, além da captação de recursos financeiros de pessoas físicas e jurídicas para a aquisição dos equipamentos e insumos necessários para a realização de testes por RT-PCR, considerado o padrão ouro de testagem da Covid-19.

Foi definida ainda a constituição de um Comitê Técnico-Científico que elaborará, no prazo de 10 (dez) dias, protocolo de encaminhamento de pacientes, segundo as orientações e regras estabelecidas pelo Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde. 

O MPT integrará o Comitê Gestor do projeto junto as demais instituições parceiras e promoverá, nos próximos dias, uma reunião com as empresas da região para divulgação do projeto e solicitação de apoio financeiro para sua execução.

A aplicação dos recursos poderá ser acompanhada por todos cidadãos no site da Cooppetec (http://transparencia.coppetec.coppe.ufrj.br/pesquisa-covid19-macae.php) e será acompanhada pelo MPT e pelo MPF.

A procuradora do Trabalho, Cirlene Luiza Zimmermann, da Procuradoria do Trabalho de Cabo Frio, explica que “assegurar o direito constitucional a um ambiente de trabalho seguro e salubre, prevenindo acidentes e doenças do trabalho, é um dos principais objetivos da atuação do Ministério Público do Trabalho. Nesse cenário de pandemia do Covid-19, essa atuação se torna ainda mais relevante, pois a saúde das pessoas está no centro das atenções, em especial, a dos trabalhadores das atividades consideradas essenciais. É sabido que inúmeras medidas de precaução têm sido adotadas pelas autoridades competentes e pelas empresas a fim de evitar a circulação de pessoas e trabalhadores doentes, visto que o alto nível de transmissibilidade do vírus pode rapidamente contagiar os contactantes e levar ao colapso nosso sistema de saúde. Contudo, tais medidas precisam ser associadas a outras estratégias, como a realização de testes em maior escala, com resultados rápidos e monitoramento sistemático, que serão capazes de dar maior segurança aos serviços de saúde, às empresas, aos trabalhadores e à sociedade como um todo. É por isso que o MPT apoia o projeto do NUPEM/UFRJ-Macaé para implementação de um laboratório de campanha para testagem e pesquisa da Covid-19 em benefício de toda região Norte Fluminense.”

Como doar:

Empresas e pessoas físicas que quiserem se juntar à ação podem fazer suas doações pela seguinte conta bancária:

Banco do Brasil, Agência 2234-9, Conta 55633-5, Título: Fundação COPPETEC, CNPJ: 72.060.999/0001-75.

Após o depósito remeta cópia do documento bancário do depósito para o e-mail: doadormacae@coppetec.ufrj.br. Por esse e-mail, a COPPETEC remeterá um recibo para fins fiscais e contábeis.

Os recursos alocados no fundo custearão a aquisição de insumos, equipamentos de laboratório e pagamento de bolsas de estudos para alunos que atuarão na testagem.

Fonte: Informações da Ascom MPF

Imprimir