• denuncias
  • peticionamento
  • mediacao
  • mov procedimentos
  • autenticidade de documentos
  • administracao publica
  • fraudes trabalhistas
  • liberdade sindical
  • meio ambiente
  • promocao igualdade
  • trabalho escravo
  • trabalho infantil
  • trabalho portuario
    • Pesquisa CNMP
    • MPT cadastra entidades para destinação de recursos
    • banner mudanca sede
    • 18 de Maio - Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
    • Confira o local, data e horário da prova.
    • Maio Lilás lembra importância da liberdade sindical e da participação dos trabalhadores e trabalhadoras na promoção da defesa dos seus direitos
    • Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) aplica pesquisa para ouvir a sociedade sobre temas prioritários na atuação do Ministério Público
    • Cristo Redentor é iluminado pela campanha "Abril Verde"
    • Documentário expõe alto índice de mortes no trabalho. Clique para assistir.
    • Procuradoria Regional do Trabalho da 1ª Região inicia mudança para nova sede.

    Cristo Redentor recebe iluminação do "Abril Verde"

    A campanha no Rio de Janeiro é uma parceria entre o MPT e o TRT, para alertar sobre segurança e saúde do trabalhador.

    Cristo Redentor Iluminado de Verde pelo Abril Verde
    Cristo Redentor Iluminado de Verde pelo Abril Verde

    Pelo segundo ano consecutivo o Cristo Redentor esteve de braços abertos para a campanha Abril Verde. A pedido do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (TRT-RJ), nesta quinta-feira (26), ele esteve iluminado, das 19h30 até 21h, na cor alusiva ao movimento. A ação marca o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, 28 de abril.

    Paralelo à iluminação do Cristo, foi realizada uma benção pelas vítimas de acidentes e doenças do trabalho, às 18h30, no Santuário do Cristo Redentor, pelo cônego Manoel de Oliveira Manangão, vigário do local. O evento contou com a presença do procurador-chefe do MPT-RJ, Fábio Goulart Villela, da procuradora e coordenadora regional da Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat) do MPT-RJ, Juliane Mombelli, além de outras autoridades do TRT e da Cáritas Brasileira.

    Cristo Redentor Iluminado de Verde pelo Abril Verde
    Cristo Redentor Iluminado de Verde pelo Abril Verde

    A procuradora do trabalho e coordenadora regional da Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat), Juliane Mombelli, explicou a parceria entre as instituições envolvidas:

    "O último ato da campanha 'Abril Verde' 2018 para o MPT-RJ foi a iluminação do Cristo na cor verde, que é a tonalidade relacionada à saúde. O monumento foi escolhido tendo em vista a grande visibilidade que ele poderia dar à campanha, afinal, se trata de uma estátua reconhecida mundialmente e que é símbolo do Rio de Janeiro e até mesmo do país. Assim a campanha pôde atingir um número expressivo de pessoas. O pedido para iluminação do Cristo foi encaminhado pelo MPT-RJ, em conjunto com o Tribunal Regional do Trabalho, à Arquidiocese do Rio de Janeiro, por intermedio da Reitoria do Santuário do Cristo Redentor, e ela prontamente atendeu a solicitação, entendendo e reconhecendo a importância do tema. A acolhida pela Arquidiocese e a efetiva iluminação demonstram o comprometimento da instituição com o tema saúde e segurança do trabalhador."

    O Vice-procurador-chefe do MPT-RJ, João Batista Berthier, falou sobre a mensagem passada pelo evento:

    "A importância de iluminar o Crsito Redentor de verde em abril é mostrar para a cidade do Rio de Janeiro que o Ministério Público do Trabalho é atuante e quer dialogar com a sociedade, para de alguma forma contribuir na prevenção e evitar que os acidentes de trabalho aconteçam. Isso em prol não somente do trabalhador e da família dele, mas da própria saúde pública, do meio ambiente e da previdência social, por exemplo. Quando um trabalhador sofre um infortúnio trabalhista, isso também onera a sociedade, principalmente o drama do trabalhador e de sua família."

    No dia 25 de abril, os procuradores visitaram o cardeal Dom Orani João Tempesta, que garantiu novamente e comprometeu-se pessoalmente a orientar todos os padres do Rio de Janeiro para que incluam na homilia das missas dos dias 28 e 29 deste mês uma benção especial pelas vítimas de acidentes e doenças do trabalho no país.

    O cônego e vigário episcopal para a Caridade Social, Manuel Manangão, que comandou a cerimônia aos pés do Cristo, ressaltou a contribuição da Igreja para a campanha:

    "A Igreja, desde que começou esse movimento de cuidado com o mundo do trabalho, vai se sentindo envolvida. O trabalho tem a finalidade de fazer o ser humano mais completo, mais realizado e, evidentemente, qualquer coisa que diminua a segurança, a grandeza, do ser humano ela será sempre questionada pela realidade da Igreja. A instituição, pela realidade da sua fé, é chamada a dar uma atenção maior ao mundo do trabalho. Estamos juntos nessa campanha porque é o que a gente acredita, da mesma maneira como estamos juntos pelo 1º de maio, relembrando as conquistas dos trabalhadores, e no 8 de março, em celebração às conquistas das mulheres. O Papa vem colocando que todos somos responsáveis pela casa comum e por todas as relações, e o ser humano tem de estar no centro dessas relações.

    Encontro Cardeal Arcebispo do Rio
    Encontro Cardeal Arcebispo do Rio

    Ainda na quinta-feira, 26 de abril, aconteceu também, como parte das ações do Abril Verde no Rio de Janeiro, o 2º Seminário de Prevenção de Acidentes e Doenças do Trabalho, no TRT-RJ.

    A procuradora do trabalho e vice-coordenadora regional da Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente de Trabalho (Codemat), Cynthia Lopes, destacou a importância das campanhas de conscientização:

    "O 'Abril Verde' ele vem como um movimento de reflexão, de conscientização e, sobretudo, de ação envolvendo os empregadores, os trabalhadores e a população em geral em torno da necessidade de adoção de medidas para evitar a ocorrência de acidentes de trabalho e o desenvolvimento de patologias relacionado a ele. E nesse contexto, é importante desenvolver a cultura da população sobre os aspectos da segurança e saúde do trabalhador. Para isso, as campanhas, seminários e palestras, principalmente nas escolas, são fundamentais para o estabelecimento de uma cultura de prevenção".

    Estatísticas

    De acordo com o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, do MPT e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Rio de Janeiro registra um acidente de trabalho a cada 13m9s, resultando em uma morte a cada 2 dias 8h22m49s. Com esses números, o estado ocupa o terceiro lugar do Brasil com mais registros de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), com 239.827 de 2012 a 2017. Os dois primeiros lugares ficam com São Paulo (1.129.260) e Minas Gerais (306.606).

    Já o município do Rio de Janeiro é o segundo lugar em número da CATs no país com 133.232 registros. O primeiro lugar é o município de São Paulo 294.730. As atividades econômicas que possuem mais CATs são: atividades de atendimento hospitalar; atividades de Correio; comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - hipermercados e supermercados; bancos múltiplos, com carteira comercial e construção de edifício.

    Em relação as despesas do INSS com afastamento, o estado teve um custo de mais de R$ 1 bilhão entre 2012 e 2017. Os setores com mais afastamentos do INSS são: bancos, comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - hipermercados e supermercados, transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal e em região metropolitana, e construção de edifícios.

    Campanha

    O Abril Verde é uma alusão ao Dia Mundial da Saúde, em 7 de abril, e ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (28 de abril). Esta última data foi instituída por iniciativa de sindicatos canadenses e escolhida em razão de uma explosão que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969.

    No Brasil, a Lei nº 11.121, que criou o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, foi promulgada em maio de 2005. Segundo dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, os gastos estimados com benefícios acidentários no país já ultrapassam R$ 1 bilhão de reais no primeiro trimestre deste ano. Nesse período, foram emitidas mais de 150 mil Comunicações de Acidentes de Trabalho, entre as quais estão notificadas 585 vítimas fatais.

    A cor verde foi escolhida por representar a segurança do trabalho e por estar relacionada a diversas áreas da saúde.

    Tema

    Em 2018, a campanha do MPT tem o tema “Por um Brasil sem doenças e acidentes do trabalho. São realizadas ações integradas de todo o MPT e instituições parceiras durante este mês, com o objetivo de conscientizar a sociedade de que quanto “mais prevenção no trabalho, mais vida”.
    Também foi lançada a exposição fotográfica “Trabalhadores”, que este ano traz 13 imagens de locais de trabalho em setores como construção civil, fabricação de telhas de amianto, agropecuária e atividades portuárias. Os registros são de André Esquivel, do livro Trabalho, e de Marlene Bergamo, Tibério França, Walter Firmo e Geyson Magno, da obra O Verso dos Trabalhadores.

    As fotos também ficaram expostas no Senado (2 a 13 de abril), na Câmara dos Deputados, no Tribunal Superior do Trabalho, no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, além de em outras unidades do MPT, shoppings e diversos órgãos públicos no território nacional.

    Além disso, são exibidos vídeos da série “Não vire manchete!”. São cinco episódios, exibidos a cada segunda-feira do mês de abril na página oficial do MPT, que mostram histórias de acidentes reais com danos irreversíveis a trabalhadores, como forma de alertar para a importância da prevenção. Os vídeos podem ser disponibilizados para eventuais canais de TV interessados. Também foram produzidos spots (áudios) de rádio que podem ser baixados pelas emissoras cadastradas na agência Rádio Web e utilizados na programação.

    Outras ações incluem emissão de ofícios para autoridades locais solicitando a iluminação de prédios públicos com a cor verde, palestras, distribuição de laços verdes e adesivos, inclusão da frase “Mais proteção no trabalho, mais vida! Por um Brasil sem doenças e acidentes do trabalho” nos documentos oficiais do MPT utilizados durante o mês, e a publicação de uma edição especial da revista MPT Em Quadrinhos sobre o Abril Verde.

    Confira outras imagens da Celebração de Iluminação do Cristo Redentor:

    Cristo Redentor Iluminado de Verde pelo Abril Verde (Crédito: Gustavo Cegalla)
    Cristo Redentor Iluminado de Verde pelo Abril Verde (Crédito: Gustavo Cegalla)

    Cristo Redentor Iluminado de Verde pelo Abril Verde (Crédito: Gustavo Cegalla)
    Cristo Redentor Iluminado de Verde pelo Abril Verde (Crédito: Gustavo Cegalla)

    Cristo Redentor Iluminado de Verde pelo Abril Verde (Crédito: Gustavo Cegalla)
    Cristo Redentor Iluminado de Verde pelo Abril Verde (Crédito: Gustavo Cegalla)

    Cristo Redentor Iluminado de Verde pelo Abril Verde (Crédito: Gustavo Cegalla)
    Cristo Redentor Iluminado de Verde pelo Abril Verde (Crédito: Gustavo Cegalla)

     

    Cristo Redentor Iluminado de Verde pelo Abril Verde (Crédito: Gustavo Cegalla)
    Cristo Redentor Iluminado de Verde pelo Abril Verde (Crédito: Gustavo Cegalla)

    Cristo Redentor Iluminado de Verde pelo Abril Verde (Crédito: Gustavo Cegalla)
    Cristo Redentor Iluminado de Verde pelo Abril Verde (Crédito: Gustavo Cegalla)

    Cristo Redentor Iluminado de Verde pelo Abril Verde (Crédito: Gustavo Cegalla)
    Cristo Redentor Iluminado de Verde pelo Abril Verde (Crédito: Gustavo Cegalla)

    Cristo Redentor Iluminado de Verde pelo Abril Verde (Crédito: Gustavo Cegalla)
    Cristo Redentor Iluminado de Verde pelo Abril Verde (Crédito: Gustavo Cegalla)

    Cristo Redentor Iluminado de Verde pelo Abril Verde (Crédito: Gustavo Cegalla)
    Cristo Redentor Iluminado de Verde pelo Abril Verde (Crédito: Gustavo Cegalla)

    Cristo Redentor Iluminado de Verde pelo Abril Verde (Crédito: Gustavo Cegalla)
    Cristo Redentor Iluminado de Verde pelo Abril Verde (Crédito: Gustavo Cegalla)

     

    Fonte: PGT

    Imprimir

    • banner pcdlegal
    • banner abnt
    • banner corrupcao
    • banner mptambiental
    • AUDIN
    • banner transparencia
    • banner radio
    • banner trabalholegal
    • Portal de Direitos Coletivos